Especialidades

Endodontia

VOLTE A TER MOTIVOS PARA SORRIR

Os tratamentos endodônticos realizados na Claris Reabilitação Oral utilizam materiais de ponta e equipamentos de última geração para melhor atender seus clientes e proporcionar mais conforto e segurança no tratamento.

As várias modalidades em que os tratamentos endodônticos podem ser realizados dependem do estágio em que o dente (polpa) chega para receber o tratamento. Cada estágio requer um tipo de tratamento.

Para que o diagnóstico das alterações da polpa (“nervo do dente”) seja executado de maneira correta, alguns fatores devem ser observados: idade do paciente, exame radiográfico, tipos desencadeados de dor, presença de inflamação ou pus, a região do dente envolvido, presença de restauração ou coroas protéticas, tipo de oclusão do paciente e outras características importantes. O diagnóstico é parte fundamental para escolha do tipo do tratamento endodôntico a ser realizado.

TRATAMENTOS

  • Cirurgia apical

Corte da raiz via cirurgia gengival para remoção da região comprometida. Essa modalidade é empregada quando o tratamento endodôntico não pode ser realizado por vias normais (região oclusal do dente – face superior de dente), decorrente da presença de pinos e coroas. Outra indicação dessa modalidade é a presença de cistos na região apical (raiz) dos dentes.

  • Retratamento endodôntico

Substituição do tratamento já realizado. Um dente tratado endodonticamente pode apresentar problemas quando ele foi executado de maneira incorreta ou quando, por algum motivo, o dente não foi reabilitado (restauração) de forma adequada. O tratamento endodôntico não é indicativo de que esse mesmo dente não possa sofrer nova intervenção no tratamento de canal.

  • Tratamento conservador

Tratamento realizado conservando a vitalidade pulpar (“nervo do dente”). Essa modalidade pode ocorrer devido à exposição cervical dos dentes (raiz exposta), causando desconforto e dor a estímulos frios, quentes, substâncias ácidas, doces etc. Essa dor normalmente é rápida e só está presente no momento em que o dente sofre o estímulo externo.

  • Tratamento de ronco e apneia

Quem tem esse tipo de problema, além de ter o sono prejudicado, acordar irritado e cansado e apresentar sonolência ao longo do dia, também pode desenvolver, em longo prazo, problemas mais graves como hipertensão, infarto e AVC. Mas o que talvez você não saiba é que existem exames específicos para diagnosticar a gravidade do ronco e apneia e, dependendo do resultado, pode ser indicado um Aparelho Intra Oral como tratamento. Estes aparelhos usados para dormir, são construídos de modo a posicionar a mandíbula mais para frente, possibilitando que a passagem do ar na garganta fique desobstruída.

  • Tratamento endodôntico

Remoção total da polpa. Modalidade empregada quando não há mais a possibilidade de reversão do quadro da dor. Normalmente a dor é intensa, pulsátil e decorre de estímulos frios, quentes ou presente mesmo sem qualquer estímulo. Ela pode passar com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, mas logo que o efeito do medicamento passa, a dor volta a aparecer.

ESPECIALISTAS

Dr. Rodrigo Vance (CRO 68453)

Especialista e Mestre em Endodontia

  • GRADUADO EM ODONTOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ UNITAU (1999)
  • ESPECIALISTA EM ENDODONTIA PELA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ UNITAU (2003)
  • CREDENCIADO NO SISTEMA ROTATÓRIO (2003)
  • ENDODONTIA EM SESSÃO ÚNICA (2003)
  • CREDENCIADO EM MICROSCOPIA OPERATÓRIA (2012)
  • DOUTORANDO EM CIÊNCIA DA SAÚDE CLÍNICA ODONTOLÓGICA PELA UNITAU (2021)
Veja também
Quer saber mais?
A gente liga pra você!