Notícias

Bruxismo: conheça essa disfunção, suas causas e tratamentos

O bruxismo é uma disfunção conhecida normalmente pelo “ranger de dentes” durante o sono que pode acarretar em seu desgaste e enfraquecimento. Atinge cerca de 80% das pessoas até a fase adulta e normalmente é confundida com outras doenças, levando, em muitos casos, os pacientes a procurarem primeiro um médico em vez do dentista ao perceberem alguns sintomas, como a dor de cabeça, por exemplo.

Causas

São inúmeras as causas que podem levar ao bruxismo, mas as mais conhecidas e prováveis são fatores genéticos, fechamento inadequado da boca, disfunções no sistema nervoso, estresse, ansiedade, problemas do sono (como a apneia) ou efeito colateral de algum medicamento, como os remédios para tratamento de depressão.

Sintomas

Muitas pessoas não sabem que têm esse problema, afinal, o sintoma mais comum se manifesta enquanto o indivíduo está dormindo (ranger de dentes). Pode-se ter a suspeita de bruxismo quando o paciente percebe desgaste e/ou sensibilidade nos dentes, quando sente dores de cabeça, fadigas nos músculos mastigatórios, na região da mandíbula (ATM) e pescoço.

No caso de sintomas mais graves, é possível verificar transtornos alimentares, insônia e até depressão. Uma forma eficiente de detectar a doença é o exame de polissonografia, que tem como objetivo vigiar e registrar as variações fisiológicas do paciente durante o sono.

Bruxismo em crianças

O bruxismo também ocorrer durante a infância. Situações como divórcio dos pais ou ambiente familiar conturbado geram nas crianças um clima de estresse, e essas situações podem favorecer o problema.

O estresse é a porta de entrada para o bruxismo e, ainda que não pareça preocupante, prevenir é sempre o melhor remédio. Observe como seu filho reage diante das situações adversas e como é a qualidade do seu sono. O bruxismo, se não tratado, pode acarretar em problemas maiores no futuro como fratura dos dentes, encurtamento dos músculos faciais e lesões nas articulações da mandíbula. 

Prevenção

Como as causas do bruxismo estão normalmente associadas a quadros de estresse e ansiedade, uma das formas de prevenção da doença é buscar maneiras para “descarregar”, como optar pela prática frequente de exercícios físicos e técnicas de relaxamento. Recomenda-se também a o afastamento de situações estressantes, principalmente próximo da hora de dormir e evitar uso de estimulantes como o tabaco e a cafeína. 

Tratamento

O tratamento tem como objetivo diminuir a dor e o desconforto gerados. Pode ser indicado o uso de placas oclusais (protetores) para proteger os dentes do travamento, uso de ansiolíticos (remédios para reduzir a ansiedade e tensão) e exercícios para relaxar a musculatura da mandíbula. Tudo isso é prescrito de acordo com exames clínicos que buscam avaliar o nível de bruxismo.

Para um diagnóstico e tratamento mais precisos, é fundamental entender bem a rotina diária do paciente, e isso só é possível por meio de uma boa conversa com o dentista. Se você apresenta alguns desses sintomas, não deixe de procurar seu dentista. Sua saúde agradece!

Quer saber mais?
A gente liga pra você!