Notícias

A importância da saúde bucal na terceira idade

Quando o cuidado da saúde bucal existe desde a infância e permanece por toda a vida, chegar à terceira idade com a saúde bucal estável é uma grande possibilidade. Porém, infelizmente os idosos estão predispostos a algumas dificuldades por conta de hábitos necessários na terceira idade. Muitos deles são portadores de dentaduras, utilizam remédios diariamente e possuem problemas envolvendo a sua saúde, o que contribui para estas dificuldades. Vamos entender como isso ocorre?

Dentaduras

A utilização da dentadura exige um cuidado ainda maior com a higiene bucal. Além da higienização necessária a cada refeição, onde os dentes da dentadura deverão ser escovados com escovas apropriadas, os tecidos moles (gengiva das arcadas superior e inferior) também devem ser adequadamente limpos a fim de se evitar diversas infecções.

Boca seca (xerostomia)

É chamada de xerostomia ou boca seca a diminuição do fluxo de saliva, o que é muito comum em pessoas que tomam muitos medicamentos ou possuem distúrbios de saúde, como os idosos. Como a saliva é um importantíssimo componente na defesa do organismo, sua diminuição pode predispor o indivíduo a diversas complicações, como cárie, doenças gengivais bem como infecções por fungos, como a candidíase.

Sensibilidade

Com o passar do tempo é natural que a gengiva se retraia e deixe exposta uma porção da raiz do dente que não é protegida pelo esmalte dental. Essa exposição pode permitir que o consumo de alimentos ou bebidas frios e quentes despertem dor pela sensibilidade.

Gengivite e Periodontite

A gengivite e a periodontite são infecções que acometem a gengiva (gengivite) e os tecidos que sustentam o dente na cavidade bucal (periodontite). Apesar de afetar diversas idades, sua frequência aumenta com o avançar da idade. Hábitos e outros problemas de saúde podem comprometer o grau dessas doenças, como o hábito de fumar, má higienização e alimentação, doenças sistêmicas (diabetes, doenças cardíacas, osteoporose), estresse e até certos medicamentos. A gengivite é uma doença reversível, portanto, se diagnosticada em seu primeiro estágio, há como revertê-la, porém, a periodontite não é reversível e dependendo do seu estágio de progressão, pode levar à perda do elemento dentário.

Para manter a saúde bucal na terceira idade o segredo é o mesmo de sempre: visite um profissional periodicamente e não deixe de se cuidar!  

Quer saber mais?
A gente liga pra você!